Mundo Mulher

/

Solteiros são maioria, mas 57% dos brasileiros têm algum tipo de união

22/09/2012


Há mais brasileiros solteiros do que casados, mas a maior parte da população vive sob algum tipo de união conjugal, revela a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira.

Segundo o estudo, o estado civil de 48,1% dos brasileiros é solteiro, enquanto os casados somam 39,9%. Mas 57,1% das pessoas com 15 anos ou mais dizem manter alguma união conjugal. A união consensual — morar junto, sem oficializar o casamento —, por exemplo, é a realidade 19,8% das pessoas.

O casamento civil ou religioso ainda é o tipo de união mais comum no Brasil (37,2%). Mas na região Norte, há mais casais que moram juntos do que oficialmente casados. Lá, enquanto 28,3% da população é casada no civil ou no religioso, 29,4% moram juntos.

Isso reflete no estado civil: é na região Norte que os solteiros são mais comuns. Eles representam fatia de 62% da população da região, e os casados são apenas 39,9%. No Sudeste, a situação é inversa: os casados são 43,1%, quase o mesmo número de solteiros, que são 43,8%.

Também no Sudeste, divorciados e viúvos representam fatia maior da população, 7,1% e 6,6%, respectivamente. No Brasil como um todo, 5,9% são separados e 6,1% enviuvaram.
Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja