
/ Casa
CONSERVAR MADEIRA
19/11/2012
Manutenção
Toda madeira precisa de cuidados constantes para garantir sua durabilidade. Com esta dica é possível reduzir significativamente a necessidade de reenvernização.
Quando exposta ao tempo a madeira requer o dobro de manutenção para assegurar sua capacidade de dilatar e contrair sem enfraquecer suas fibras naturais.
Materiais & Instrumentos:
- 1 trapo limpo e seco;
- 1 trapo limpo umedecido;
- 1 trapo limpo e descartável;
- Óleo de Peroba.
Modo de Limpar:
Primeiro limpe toda a superfície. Se estiver muito suja pode varrer, caso contrário, passe um trapo limpo e seco em toda a área a aplicar a peróba.
Em seguida, passe o pano úmido para retirar a sujeira mais insistente.
Como último, passe um trapo pequeno, mas bem embebido de peroba em toda extensão da madeira. Principalmente nas frestas e veios da madeira.
Perceba a diferença na imagem acima. A parte escura já foi hidratada pela peroba, a clara apresenta a madeira ressecada e exposta durante duas semanas sem o tratamento.
Ao final, dá-se a impressão que a madeira acabou de receber uma camada de verniz. Daí, é só manter de tempos em tempos para reduzir a necessidade de envenizar.
Para madeiras externas novas ou recém restauradas repita esta manutenção a cada 15 dias, no máximo, de mês em mês nos períodos de seca.
Para madeiras internas, não expostas ao sol e chuvas, pode fazer a manutenção a cada 6 meses.
* É recomendado que a madeira já esteja envernizada. Esta conservação também não deve ser realizada próxima ao período da madeira receber uma nova camada de verniz.
Fonte: http://www.aprendaaqui.com.br/
- Compartilhe
Imprimir
Compartilhar
Enviar para amigo


