Mundo Mulher

/ Dicas

Projeto de Arte Pública que a prefeitura da cidade de Bal Harbour (Miami)

26/07/2012

 

 
A PREFEITURA DA CIDADE NORTE-AMERICANA DE BAL HARBOUR LANÇA PROJETO INÉDITO DE ARTE PÚBLICA VOLTADO AO TURISMO

Instalações do artista plástico George Sánchez-Calderón
 
Projeto retrata a história do SONHO AMERICANO e faz parte da estratégia da cidade para atrair turistas da América Latina, principalmente os Brasileiros.
Instalações serão inauguradas 18 de Outubro
 
Bal Harbour, Julho, 2012 – De acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, no primeiro trimestre de 2012, o número de brasileiros que chegaram a Miami e Orlando, na Flórida, já é 60% do total verificado em todo o ano de 2011 e 14% superior em número de turistas. Um projeto inédito de Arte Pública, criado pela prefeitura da cidade turística de Bal Harbour, localizada nos arredores de Miami, nos Estados Unidos pretende aumentar ainda mais o turismo local.
 
O Projeto de Arte Pública “Unscripted”, que em português significa “Sem Roteiros”, acaba de ser lançado com o objetivo de traçar uma política cultural de resgate do papel da arte, como construtora da própria cidade, como obra de arte. Ele oferecerá uma plataforma contínua para que os artistas escolhidos mostrem sua arte, a cada seis meses, em espaços públicos da cidade, contribuindo com a comunidade local e para o crescimento criativo do destino turístico. A inauguração das instalações públicas será no dia 18 de outubro de 2012, com um evento no Shopping Bal Harbour e lançamento de uma agenda de palestras, apresentações de artistas consagrados e visitas aos estúdios e galerias de Miami.
 
A Arte Pública é uma tendência cada vez maior no mundo das artes. “A Arte Pública que pretendemos criar em Bal Harbour vai resgatar e valorizar a memória e as tradições locais, não se limitando à intervenção física no espaço urbano, mas também à sua história e valores culturais, a partir de registros orais, imagens, rituais e atividades cotidianas”, define Claire Breukel, curadora do projeto “Unscripted”, que já coordenou importantes exposições na África do Sul, Nova York, Miami, Viena e El Salvador. “Os turistas poderão passar pelas instalações “Americana” e “Estilo pós-guerra” e entender o que significou viver nos EUA nesta época e a idéia do Sonho Americano”, completa.
 
 
O artista plástico original de Miami, George Sánchez-Calderón será o primeiro a expor, com seu projeto cujo título “Americana” foi inspirado na história de Bal Harbour e reflete exatamente o arquétipo do “Sonho Americano”.  O artista foi escolhido por uma experiente comissão julgadora, entre 10 finalistas indicados pela curadora independente Claire Breukel.  O grupo de experts em arte contemporânea é formado por Yvonne Force Villareal, presidente e fundadora da Art Production Fund, de Nova York; a artista plástica Hernan Bas, que teve seus trabalhos expostos na Galeria Rubell Family Collection, em Miami, no Brooklyn Museum of Art, de Nova York e no Andy Warhol Museum, em Pittsburgh; Solita Mishaan, colecionadora de arte e residente em Bal Harbour, membro do Conselho Internacional da TATE London e do Conselho Internacional do Museu de Israel, em Jerusalém; e o artista Hank Willis Thomas, que tem sua coleção exposta no The Whitney Museum, no Brooklyn Museum e no Museu de Arte Moderna, de Nova York.
 
 
“Americana”: O Sonho Americano dos anos 50
 
Posicionado bem em frente ao famoso centro comercial de luxo Bal Harbour Shops existia um resort que era considerado o mais glamoroso da Flórida dos anos 50: o Hotel Americana. Este foi o local escolhido pelo artista para instalar sua obra em aço, de mais de 2 metros de altura, com as letras A m e r i c a n a, uma referência histórica ao centro de importantes eventos políticos, que hospedou presidentes americanos como Kennedy, Nixon, Johnson, Reagan e Clinton — também uma clara alusão às eleições presidenciais que acontecerão este ano nos EUA.
 

O Hotel Americana foi palco de três grandes convenções nacionais – em 1961, do Presidente Kennedy, em 1967 com o Presidente Johnson e em 1971 com o Presidente Nixon. Em 1994, já como Sheraton, foi a vez do Presidente Clinton.
 
Uma segunda instalação será construída por Sánchez-Calderón, que recriará o estilo pós-guerra de Bal Harbour, local utilizado pelas forças armadas norte-americanas para treinamento de soldados e onde foram construídos barracões. Para Sánchez-Calderón, o estilo pós-guerra da comunidade de Bal Harbour, em 1946, simboliza a América no pós-guerra, que mudou completamente a arquitetura urbana do país.
 
“As instalações criadas por George refletem a história de Bal Harbour e trazem o passado para o presente, através de assuntos como nacionalismo, modo de vida norte-americano, imigração e turismo, além de serem bastante pertinentes, com a proximidade das eleições”, diz a curadora Claire Breukel.
 
Carolyn Travis, diretora de turismo da prefeitura de Bal Harbour, afirma que o investimento, sem sombra de dúvida, é o elemento mais importante de construção do caráter de um local, uma importante ação para humanizar a cidade e construir um acervo e patrimônio artístico urbano.
 
Biografia de George Sánchez-Calderón


Conhecido por seus projetos que envolvem arquitetura, Sánchez-Calderón já participou diversas vezes da Art Basel Miami e de exposições individuais que incluem 2011 “Family of Man”, na Galeria Carlos & Rosa de la Cruz Collection, em Miami; “In God We Trust”, na Galeria Zieher Smith, em Nova York, além de ambiciosas intervenções públicas em Miami e Nova York. Seus trabalhos estão expostos na coleção do Museu de Arte Contemporânea de Miami, no Miami Art Museum, na Galeria Oscar B. Cintas Foundation e Coleção Marty Margulies, em Miami. É formado em Artes pela Florida International University e em pintura e impressão pela The Rhode Island School of Design.
 
Sobre o destino Bal Harbour


Localizada em Miami Beach, há 15 minutos da agitada South Beach, a cidade de Bal Harbour é um destino obrigatório para quem vai a Miami, com seu shopping ultra fashion, novos e luxuosos hotéis, restaurantes Gourmet de chefs celebridade e atividade cultural pulsante.  Bal Harbour engloba o famoso shopping de luxo Bal Harbour Shops, com 100 das mais famosas grifes do mundo e os hotéis de frente para o mar ONE Bal Harbour Resort & Spa, o histórico e tradicional Sea View Hotel, construído em 1948, o hotel boutique  Bal Harbour Quarzo Hotel e o recém inaugurado St. Regis Bal Harbour Resort, além dos restaurantes Makoto, de Stephen Starr e J&G Grill, de Jean George Vongerichten. www.balharbourflorida.com

Informações adicionais através do representante no Brasil: contato@onrequest.com.br
 

Andréia Wingeter: andreia@spoke.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja