Mundo Mulher

/ Mundo

Carta de suicídio de enfermeira criticava hospital britânico

15/12/2012

A enfermeira que teria cometido suicídio depois de cair em um trote de uma rádio australiana deixou uma carta criticando a equipe do hospital King Edward VII, segundo informações do diário “Guardian”. Três mensagens de Jacintha Saldanha foram encontradas no quarto do alojamento onde ela supostamente se enforcou. De acordo com o jornal britânico, em duas delas ela conta detalhes da ligação e sobre como queria que fosse seu enterro. Na última, ela aborda seus empregadores com críticas.

Detalhes das mensagens ainda não foram divulgados. Somente membros da família receberam cópias das cartas, que foram escritas a mão. O corpo de Jacintha Saldanha foi encontrado por um colega de trabalho e um segurança na semana passada, três dias após ela ter atendido e transferido a ligação de locutores da rádio australiana 2Day FM.

Eles fingiram ser a rainha Elizabeth II e o príncipe herdeiro Charles em busca de informações sobre Kate Middleton. Uma segunda colega revelou detalhes do tratamento da duquesa de Cambridge, que foi internada com severos enjoos matinais enquanto sua gravidez foi anunciada.
 
Na quinta-feira, a perícia do caso revelou que Jacintha foi encontrada enforcada com uma echarpe no alojamento das enfermeiras. Havia também ferimentos em seus pulsos e duas cartas próximas a seu corpo. A terceira carta foi encontrada dentro de seus pertences.

A polícia também está investigando uma série de e-mails e telefonemas que poderiam ajudar a esclarecer o suicídio. O parlamentar Keith Vaz, que está atuando como representante da família de Jacintha, exortou o hospital a esclarecer "todos os fatos" aos parentes da enfermeira.

Na semana passada, os apresentadores australianos Mel Greig e Michael Christian telefonaram para o hospital King Edward VII às 5h30m (horário local). Apesar das imitações jocosas, eles conseguiram passar por Jacintha e falar com uma segunda enfermeira, que liberou detalhes da condição de saúde da duquesa.
 
O fato gerou uma enorme polêmica e fontes próximas à família real afirmaram que o príncipe William, marido de Kate Middleton, teria ficado furioso com o ocorrido. A administração do hospital abriu um inquérito interno para apurar o caso, e a autoridade de fiscalização da mídia da Austrália que diz que pode punir a emissora. 

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja