Mundo Mulher

Pais amigos ou amigos pais?

Por: Walnei Arenque -

Lá estava eu sentada, ao lado de duas feras do direito em pleno ar. Quando perguntada sobre alguma coisa, respondo: "Cada um deve cumprir seu papel e os pais têm que cumprir os deles; pais são pais e não devem se comportar como amigos." Isso gerou um certo mal estar em mim quando dois dos convidados discordaram, um convidado ao telefone e o outro que se encontrava ao meu lado.

Na televisão é assim, você fala e não tem tempo para se explicar, o que me tirou do "sufoco" foi o fato do apresentador entender... Ufa, ainda bem! Pensando no episódio desta semana e, com vontade de explicar o que não tive tempo, vamos começar pesquisando os sinônimos: Pais - genitor, benfeitor, protetor, gerador, origem. Amigo - pessoa a que somos ligados por um laço de amizade, isto é afeição, afeto, ternura vinculo.

Agora vamos à explicação do dito comentário que fiz. Quando disse que os pais têm que ser pais, quis dizer que eles também podem ser pais amigos e, não apenas amigos como ficou subentendido. Mas porque não devemos ser amigos de nossos filhos? Não disse que não devemos ser amigos de nossos filhos, disse que devemos ter uma postura de pais. Nossos filhos (as) se sentem mais seguros com a imagem de ídolos, que formam de nós, os pais.

Eles confiam nestes pais. Os próprios filhos (as) não querem um amigo pai, porque amigos ele já tem, amigo é aquele que ele confidencia suas questões do dia-a-dia, com os amigos ele trama suas paqueras, suas saídas, como vai ser como não vai... Com amigos ele senta num bar, numa lanchonete, são com os amigos que ele "colam" na escola, são com amigos que eles se identificam na questão das angustias e por aí vai.

Quando o pai quer ser amigo e deixa a principal função de lado, o filho pode argumentar: "mas você sempre foi ao bar comigo, mas você sempre fumou comigo, mas você sempre tramou situações mentirosas comigo etc". Aí pode acontecer a confusão, e você pode ter se metido nela por achar que era amigo e se comporta como amigo, e, quando seu filho (a) precisar de um dos pais a quem ele recorrerá? Os filhos (as) normalmente querem ser no futuro o que seus pais foram, não o que seus amigos foram. Os filhos (as) têm de ter respeito pelos pais, e isso se dá quando aprendem que existe uma diferença aí.

O respeito que nossos filhos (as) têm por seus amigos é muito diferente do respeito que eles (as) têm pelos pais. Espera-se, ao menos, não é verdade? Lembremos que sempre que nós estamos passando por uma situação difícil, nas nossas situações de aflição, dor, angustia, chamamos pelos nossos pais, isso desde a nossa infância até a velhice. Uma das coisas que mais presenciei quando trabalhava num hospital era o doente: ele sempre chamava o nome do pai e da mãe. Quando o paciente está em pleno delírio e na mais forte de suas dores e medos, ele está sempre evocando seus pais, seus pais-amigos e não seus amigos-pais.

Chamamos pelos nossos pais por conta de que não há maior segurança do que a deles. O amor dos pais é essencial para a criança se desenvolver com saúde física e mental, para ser, quando adulto, uma pessoa equilibrada e inserida harmoniosamente no meio social. Porque então essa preocupação em sermos amigos de nossos filhos? Somos mais que amigos, muito mais, nós somos os PAIS da criança. Não estou querendo tirar o valor dos amigos, pelo contrário. Acho que ter amigos é maravilhoso e também nos ajuda na formação, mas nada se compara a nossos pais.

Acredito que quando se tem conflitos não resolvidos com nossos pais, não reconhecemos a importância deles em nossas vidas, mas um dia, você compreenderá a situação, perceberá... Muitas vezes os filhos(as) passam por situações de não entenderem seus pais e com isso colocam que, ao serem pais, na sua futura paternidade, este fala : "eu quero ser amigo de meu filho" e se esquecem da importância do amor e dos limites que só os pais podem impor, e por fim esquecem-se da importância do ser PAIS.

Imagine você, com seus pais lhes contando os problemas de ordem sexual, emocional, suas angustias matrimoniais? Você iria se chocar, pois você esta sempre pensando que seus pais são assexuados. Então, não dá para ser amigo pai de seu filho. Ele, seu filho, não quer saber disso ... Ele quer seu herói, sua heroína... Filhos querem pais, precisam dos pais. Insisto: Pais são muito mais que amigos.

Vamos perguntar a eles se nos trocariam de papel de pais por papeis de amigos?

Walnei Arenque - Psicóloga CRP 06/36768-4 E-mail: wapb@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja