Mundo Mulher

Prótese de silicone não afeta amamentação

Prótese de silicone não afeta amamentação

13/07/2012

Implante não prejudica a produção de leite e possui membrana que evita vazamentos.

Amamentar o bebê com leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento infantil. Os nutrientes do leite da mãe são o suficiente para alimentar a criança até os seis meses de idade e o ato de sugar o seio contribui para o correto crescimento das estruturas faciais e promove uma sensação de bem-estar. "No dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A data é importante para estimular a amamentação natural e destacar que o aleitamento materno fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê", afirma o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.

Com a popularização da cirurgia plástica, o implante de silicone se tornou comum e muitas mulheres optam pela técnica para ficar com os seios maiores. Quem ainda não teve filhos ou pretende ficar grávida novamente tem várias dúvidas em relação àprótese de silicone e a amamentação. "Todas as pacientes questionam se o implante pode atrapalhar ou prejudicar oaleitamento materno. Para responder esta pergunta é preciso saber o tamanho da prótese e o local onde ela será posicionada", explica o médico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O silicone pode ser colocado na parte de trás do músculo peitoral, entre a fascia peitoral e o músculo ou entre as glândulas mamárias, procedimento mais usado e que proporciona um resultado final melhor. Pacheco esclarece que quando a prótese é colocada na região das glândulas é preciso ter cautela com o seu tamanho. "Se ela for maior do que o recomendado há o risco dos canais que carregam o leite serem comprimidos, reduzindo a sua capacidade de transporte do alimento. Com menos leite, a amamentação é prejudicada", observa.

As inovações tecnológicas reduziram a quase zero o risco de situações que coloquem em risco a segurança do bebê ao ser amamentado. O silicone possui uma membrana de proteção que impede que o gel interno vaze. Além disso, após a cirurgia, o corpo cria uma barreira natural que encobre a prótese. "A espessura da cápsula pode aumentar com a amamentação, provocando o endurecimento dos seios. Este tipo de situação é rara, atinge de 2% a 4% das mulheres, e é resolvida com a troca do implante", aponta Pacheco.

Outra dúvida frequente é sobre a qualidade do leite. Pacheco esclarece que o implante não interfere no sabor, nas propriedades ou na qualidade do alimento materno, já que o silicone não entra em contato com o leite. "É normal ocorrerem alterações na forma dos seios durante a gestação. Isto acontece devido ao crescimento natural da mama neste período, pois o organismo está se preparando para alimentar a criança que vai nascer. Estas mudanças não afetam a prótese e as mamas voltam a ficar como eram antes após esta fase", destaca.

As orientações sobre a amamentação são as mesmas para mulheres com ou sem implante de silicone nas mamas. Todas as mamães devem preparar adequadamente os seios no pré-natal para o período de amamentação. A pele e os mamilos devem ser lavados apenas com água. O sabonete retira a hidratação natural que deve ser preservada. "É recomendado tomar banho de sol nos seios, fazer massagens e usar produtos que evitem a rachadura dos mamilos", enfatiza o especialista, mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.

As mulheres que se submeteram a cirurgia de implante de silicone devem esperar pelo menos quatro meses para engravidar. Aguardar este tempo é fundamental para evitar riscos durante a gestação e para não prejudicar a amamentação. "Esperar seis meses é o ideal. Assim, as chances de surgirem estrias por causa do estiramento da pele são menores. As mamães que estão no período de amamentação e desejam colocar a prótese devem aguardar pelo menos seis meses após o término da produção de leite para se submeter a cirurgia", acrescenta.

Dr Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715) - Cirurgião Plástico

Site:  http://www.alplastica.com/

Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com

Email:  plastica.pacheco@yahoo.com.br

Verônica Pacheco - veronica@todacomunicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja