Mundo Mulher

Dicas da fisioterapeuta Vanessa Marques para quem acabou de ter um bebê

19/07/2012

 
Cuidados essenciais e alongamentos posturais para serem realizados em casa podem trazer bem-estar no período da licença maternidade
 
A chegada de um bebê é sem dúvida um dos momentos mais inesquecíveis de uma mulher. Mas durante a licença maternidade, além de toda alteração hormonal e emocional que a mamãe passa neste novo período, há também novos fazeres dentro de casa, como segurar o recém-nascido no colo, amamentar, trocar a fralda, por exemplo. Sem contar a possível depressão pós-parto.
 
Para prevenir e amenizar dores musculares nas costas, câimbras e má-circulação nas pernas e nas articulações, principalmente neste inverno, a fisioterapeuta Vanessa Marques, ensina algumas dicas simples para ser adotadas no dia a dia. Entre elas:
 
10 dicas para o pós-parto:


1-    RESPIRE de forma correta. Esse ato é simples, porém de grande importância para o relaxamento mental e físico. Com toda a mudança de rotina, as mamães no pós-parto muitas vezes não conseguem diminuir o ritmo. Quando estiver confortável, em um ambiente tranqüilo, faça o seguinte: feche os olhos, inspire pelo nariz (puxe o ar) e expire pela boca (solte o ar) lentamente. Na expiração, libere todo o cansaço e se sentirá mais leve depois. Pode repetir quantas vezes achar necessário e se sentir relaxada. Cuidado para não puxar o ar com muita força e sentir tontura.

 
2-    DESCANSE no intervalo das mamadas. É importantíssimo que a mãe esteja descansada e relaxada para que a amamentação seja bem sucedida. O cansaço e o stress da mãe podem diminuir a produção de leite. Aproveite quando seu bebê dormir para descansar, nem que seja meia horinha.  Já notamos a diferença.
 
3-    POSTURA.  Não tem corpo que agüente por muito tempo a má postura durante a realização de atividades como amamentar, dar banho ou segurar o bebe.
Durante a amamentação lembre-se de se sentar-se um uma posição correta e confortável. Quando estiver sentada, mantenha os pés apoiados no chão e lembre-se de dar apoio aos seus braços, com almofada de amamentação ou até podendo improvisar com um travesseiro ou rolinho de toalha. Mantenha os ombros relaxados para não sobrecarregar a cervical. Caso prefira amamentar fora da cadeira,  lembre-se de apoiar corretamente a coluna e os braços para que fiquem confortáveis.
Ao trocar a fralda do bebe ou dar banho dê uma atenção especial a sua postura. Não mantenha por muito tempo a sua coluna curvada à frente.


4-    ALONGUE-SE. Medidas simples que farão toda a diferença na sua qualidade de vida. Cuidar de um bebê pode acarretar em dores ou adquirir alguma tendinite, então, nada melhor do que PREVENÇÃO.

 
·        Três alongamentos que podem ser feitos antes ou depois de amamentar. São simples e não gastam muito tempo. Os alongamentos podem ser feitos na posição sentada com os pés e coluna apoiadas ou em pé com semiflexão dos joelhos:
 
a) Relaxe os ombros e suba-os lentamente associando com a respiração (puxando o ar). Quando soltar os ombros solte também o ar esvaziando os pulmões. Repita de três  a cinco vezes.
b) Tracione a cabeça para baixo com a ajuda das mãos na nuca. Mantenha por 10 segundos e repita o movimento duas vezes.
c) Tracione a cervical com cuidado para o lado direito e mantenha 15 segundos, depois repita o mesmo movimento para o lado esquerdo. Repetir de duas a três vezes.
Estes alongamentos deixarão a região cervical mais leve e relaxada.
 
5-    MÁ-CIRCULAÇÃO. Não fique muito tempo na mesma posição. O momento da amamentação é uma boa hora para ativar o sistema linfático. Faça movimentos circulares com os pés cinco vezes para o lado direito e cinco vezes  para o lado esquerdo. Caso tenha algum apoio para os pés também irá facilitar o movimento e a circulação.
 
6-    ASSOALHO PÉLVICO.  Independente do tipo de parto, a musculatura desta região deve ser trabalhada. Assim que seu médico liberar o ideal é passar em uma consulta com fisioterapeuta especializado nesta área para uma avaliação completa. Alguns serviços públicos e privados já possuem este tipo de atendimento.
 
7-    ALIMENTAÇÃO. Alimente-se bem no período pós –parto, assim como a gestação, essa etapa requer cuidados especiais com a saúde. Ingerir alimentos nutritivos de três em três horas.
 
 
8-    HIDRATAÇÃO. A ingestão diária de muita água e fundamental para a mamãe.
 
9-    ATIVIDADES FÍSICAS. Assim que seu médico liberar, retorne as suas atividades físicas. Além de socialização com outras pessoas fora do ambiente da sua casa, estará principalmente se dedicando à saúde e bem-estar.
 
 
10-   DELEGAR. Delegar tarefas facilita sua rotina e não a deixará sobrecarregada. Enfim, curta este momento que é mágico na vida de qualquer mulher. Sabendo que erros e acertos são comuns nesta fase e é neles que aprenderemos a grande dádiva da maternidade.
 
 
 
Vanessa Marques:
Fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Fisioterapia hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
· Mestranda em Obstetríca (UNIFESP)- Avaliação do assoalho pélvico em gestações múltiplas.
· Fisioterapeuta responsável pelo ambulatório de fisioterapia em gestação múltipla da Unifesp.
· Palestrante na empresa(Qualicorp) no programa de gestantes, no curso de Formação do Método Mais Vida Gestantes, e no Projeto Gestação Saudável.
· Mãe da Beatriz de 03 anos e da Lavínia de 12 anos.
 
Larissa Muniz - larissapautas@gmail.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja