Arquétipo da mãe por Ramy Arany
07/11/2012
Queridas amigas
Nosso assunto hoje é “mãe” não somente como um arquétipo, mas principalmente como consciência. Já há algum tempo me despertei para o reconhecimento de que quando nasce um filho nasce também uma mãe e isto me traz a consciência de que mãe não é somente ter o filho, mas também crescer como mãe juntamente com o filho.
Observe que há uma profunda relação entre a evolução mãe-filho, pois a partir do crescimento do filho é que a mãe vai também crescendo e amadurecendo. O potencial materno já é com a mulher, pois isto é natural, porém, ele vai aparecendo, se mostrando ao longo da existência da mulher como mãe.
Em relação ao arquétipo da mãe, vejo isto no sentido mais negativo, principalmente no tocante às tendências maternas, menos apreciadas comuns à maioria das mulheres, como por exemplo: a super protetora; a salvadora do filho; aquela que pensa que o filho é sua propriedade; a que faz chantagem emocional para prender o filho; a que vê o filho sempre como criança; aquela que acha que seu filho é superior; é mais inteligente, dentre outras tendências. Há também um ditado popular muito conhecido que diz que “mãe é tudo igual, só troca o endereço”.
Concordo que estas tendências existam por questões de conteúdos internos principalmente de apego e de super-proteção. Porém, não penso que isto corresponda verdadeiramente à missão da mulher em ser mãe. Penso ainda, que este arquétipo traz também a questão das mulheres que não se desenvolvem nas demais áreas de suas vidas e com isto só sabem viver para os filhos onde o único objetivo de suas vidas são os filhos.
A mulher é um grande universo onde cada parte de seu ser reúne vários aspectos deste grande universo. Assim, penso que necessitamos cuidar deste universo imenso que nos permite sermos mães e ainda crescermos como mulheres e fazermos disto um grande elo evolutivo.
Ramy Arany – co-fundadora do Instituto KVT e do Instituto KVT Desenvolvimento da Consciência Empresarial é Assistente social, Escritora dos livros Eternamente Ísis – O retorno do feminino ao Sagrado e Visão Gestadora – A visão em teia. Terapeuta comportamental, na linha da consciência. Especialista na Liderança feminina e na consciência feminina, relacionamentos e maternidade. É também palestrante nestas áreas.
Site: www.kvtfeminino.com / E-mail: ramyarany@kvt.org.br
Natália - kvtcomunicacao@kvt.org.br
- Compartilhe
- Imprimir
- Compartilhar
- Enviar para amigo