Mundo Mulher

A “Mágica do Natal”

*Cláudia Razuk

Esta é uma cena que você normalmente vê todo ano? O Natal se aproxima e seu filho fica na expectativa para saber se vai ganhar aquele presente que pediu para o Papai Noel? Se esforça para não brigar com o irmão, come sem reclamar, toma banho direito e se comporta a cada chamada.

 
 

 Você nota essa discreta diferença que parece mágica e a considera positiva. Mas é preciso ter cuidados sobre as intenções que estão por trás dessas ações. Às vezes, a boa conduta pode ser encarada como mérito e gera uma excessiva expectativa sobre o presente que ele pode ganhar. Com isso, o risco da criança se decepcionar caso o presente de Natal não for o que ela esperava fica maior.

 Cláudia Razuk, faz uma importante observação: “A expectativa referente aos presentes que vai ganhar existe, não há como negar. Muitas vezes, toda a energia da data fica relacionada apenas à parte material, esquecendo-se da parte humana. Essa é a desvantagem",

 

O apelo comercial nesta época do ano deixa ainda mais forte a necessidade de ganhar presentes conforme manda a tradição: “Esta forma de usar o presente como ajuda para bons comportamentos vem, mais uma vez, reforçar a idéia de que o natal deve ser uma data de apelo material, o que não é o ideal”, lembra Cláudia.

 

Entretanto, fazer do Natal uma verdadeira mágica de aprendizado e reflexão presenteando o seu filho é possível! A coordenadora do Colégio Itatiaia dá algumas dicas: “Presenteá-lo com um bom livro é uma das opções, ou mesmo presentear com um dia diferente e especial de passeio ou programa cultural”.

 

A questão é que se pode tirar proveito do clima de fim de ano para conscientizá-lo sobre atitudes que devem ser adotadas a vida inteira. A começar pelos próprios adultos, que mudam seus hábitos e rotinas apenas com a proximidade da data. Então, cabe às pessoas refletirem sobre os comportamentos e atitudes de respeito, fraternidade e ajuda ao próximo, tentando assimilá-las e atuar dessa forma o ano todo. Quando os adultos conseguirem se conscientizar, as crianças seguirão o mesmo rumo, naturalmente.

* Claudia Razuk - é  coordenadora do Colégio Itatiaia,

 www.colegioitatiaia.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja