Mundo Mulher

Gripe em Crianças

Gripe em Crianças Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias


Gripe em Crianças

Com a queda da temperatura, milhares de pessoas em todo o País estão lotandoprontos-socorros e clínicas particulares por conta da gripe provocada pelo Fujian,subtido do vírus Influenza, causador da doença. A gripe mais forte dos últimostempos, conforme alerta da OPAS (Organização Panamericana de Saúde), vem fazendoentre suas maiores vítimas as crianças menores de dois anos. "Essas criançasprecisam ser vacinadas porque nelas o vírus da gripe é capaz de desencadearcomplicações tão sérias que podem levar até a internações", afirma o pediatraGabriel Oselka, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo o pediatra, estudos norte-americanos comprovam que os menores de dois anossão tão suscetíveis às complicações da gripe quanto as crianças com doençaspulmonares (como asma) e cardiovasculares crônicas graves, insuficiência renalcrônica, diabetes mellitus insulino-dependente e imunodeficiência congênita ouadquirida. No Brasil, as crianças portadoras dessas doenças crônicas já recebemgratuitamente vacina contra a gripe nos Centros de Referência em ImunobiológicosEspeciais do Ministério da Saúde, como o Hospital das Clínicas, a Escola Paulista deMedicina (Unifesp) e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

A partir deste ano, o governo norte-americano passará a incorporar a vacina contra agripe no calendário de vacinação infantil para crianças com ou sem doenças crônicas,seguindo recomendação da Academia Americana de Pediatria e do Serviço de SaúdePública dos Estados Unidos.

Segundo a doutora Jéssica Presa, gerente médica do grupo Aventis Pasteur, lídermundial na produção de vacinas, a criança é considerada o grande disseminador dediversos tipos de vírus nas comunidades, inclusive os da gripe. "Quando se fala emcampanhas de vacinação, pensa-se em menores de 5 anos. Assim aconteceu compoliomielite e sarampo. Existem dados que mostram que vacinando-se apenas crianças,os idosos são beneficiados indiretamente. Além disso, um estudo japonês demonstrouque a cada 420 crianças vacinadas, uma morte na comunidade é prevenida", explica.Conforme a médica, a vacinação de crianças pode, inclusive, diminuir o índice deausência dos pais no trabalho em até 70%.

É importante ressaltar que a vacina antigripal só pode ser usada em bebês com maisde seis meses de vida e deve ser administrada por via injetável, com reforçosanuais. Os anticorpos formam-se cerca de 10 a 15 dias após a vacinação e raramenteduram mais do que 12 meses, por isso ela deve ser anual. Os principais sintomas dadoença são: febre alta, dores no corpo e mal estar intenso. As crianças precisam decuidados especiais, pois além de terem alta taxa de internações hospitalares, são asprincipais responsáveis pela transmissão do vírus da gripe.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja