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Erros de português atrapalham futuro profissional

23/11/2012

 

Psicopedagoga afirma que falhas devem ser evitadas na infância

 

No domingo (04/11) foi realizada a última etapa da prova do ENEM– Exame Nacional do Ensino Médio- que avalia o preparo e conhecimento dos alunos e a qualidade das instituições de ensino de todo país. Na última fase do teste é aplicada a redação, que teve como tema este ano o movimento imigratório para o Brasil no século XXI. O resultado da etapa dissertativa é sempre debate para uma triste reflexão do sistema educacional brasileiro, a falta de domínio da língua pátria por parte dos estudantes.

Segundo dados da ‘Prova Brasil 2011’ alunos do 9º ano de escolas particulares têm nível de proficiência de 282,25 pontos na matéria, enquanto alunos de escolas públicas apresentam média de 261,38. Aplicada de dois em dois anos a nota da ‘Prova Brasil’ ajuda compor a Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que apresentou mínimo crescimento com relação ao exame anterior, apenas 0,1 ponto.

Atento a esta defasagem educacional o empresário Rogério Gabriel, dono do Grupo Prepara – redede cursos profissionalizantes –lançou em março deste ano a franquia de complemento escolar, Ensina Mais, com o intuito de melhorar o ensinode matérias básicasde alunos do 1º ao 9º ano, principalmente das classes B, C e D.

“Oferecemos uma educação de qualidade, 100% digitalizada, interativa e individual por um preço que cabe no bolso do brasileiro, R$80 reais. Nosso foco é melhorar tanto o nível de português quanto o de matemática, mas acima de tudo garantir que desde pequeno o aluno possa sanar as dúvidas primárias de ambas as matérias e tornar-se uma pessoa mais capacitada e um profissional preparado para o mercado”, afirma Rogério.

A falta de preparo desses jovens para o mercado de trabalho se reflete no levantamento realizado este ano pelo NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) que aponta que quase 40% dos estudantes são reprovados em seleções de estágio por não atingirem resultado satisfatório em testes de português.

De acordo com a psicopedagoga, máster franqueada na rede de complemento escolar, Thalita Tomé, a Língua Portuguesa é a base de todas as disciplinas, já que compreender o que se lê é fundamental para um bom desenvolvimento nas diversas áreas do saber, mas que para isso é importante adquirir desde cedo o gosto pela escrita.

“É durante a infância que a leitura deve ser introduzida de maneira lúdica na vida de alguém, pois é neste período que estamos desenvolvendonosso senso crítico e ampliando nosso vocabulário.Além disso, as histórias estimulam a atenção, sensibilidade, memória e imaginação de qualquer pessoa”.

São inúmeras as pesquisas que apontam os benefícios da leitura, tais como aumento da concentração, percepção e capacidade de crítica e argumentação. Para ter uma ideia do quanto isso influencia o futuro de uma pessoa, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation), localizada nos Estados Unidos, garante que crianças de 0 a 5 anos, que crescem ouvindo histórias e folheando livros, ganham 50 mil dólares a mais na renda anual quando adultas.

“Por este motivo é muito importante estimular seu filho de maneira séria e comprometida, mas de forma prazerosa. Isso fará a diferença em seu futuro”, finaliza Thalita.

 www.ensinamais.com.br

Natália Prieto
: lucky@luckyassessoria.com.br


 

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