Mundo Mulher

Na ativa depois dos 40 anos

Profissionais que trabalham que estão na faixa de idade de 40 anos ou mais, temem perder o emprego pois sabem que a recolocação no mercado de trabalho é muito difícil.
Por isto devem fugir do comodismo. O ideal é fazer um balanço para avaliar as perspectivas que tem e o que necessita fazer para incrementar a carreira.
O profissional desta idade carrega uma bagagem de experiência e maturidade, pontos importantes para as empresas. Podem perder na estagnação de conhecimentos e habilidade para dominar novas tecnologias. Portanto não deve baixar a guarda. Investir sempre em novos cursos, em leituras, enfim, procurar manter-se na ativa.
Retornar à unversidade para um novo curso, mestrado, especialização ou doutorado é um bom recurso. Além de manter a competividade rejuvenece.
Veja outras dicas de especialistas em Recursos Humanos.

- Seja ativo: Não tenha medo de trabalhar, de buscar novos conhecimentos, de encarar as mudanças no mercado de trabalho e na empresa de uma forma positiva.
- Relacione-se: Você não está, não deve e não pode ficar sozinho. Agregue-se, busque companhia, viva em grupo. Conte o que sabe, ouça o que as pessoas sabem. Divida, compartilhe, some.
- Não se esconda: Enquanto o empregado dos velhos tempos, aquele profissional burocrático, garante que detesta política e se esconde para ficar despercebido em sua mesa, o novo profissional se relaciona, fala abertamente e se impõe junto aos superiores, junto daqueles que decidem.
- Seja persistente: Ninguém melhora se não estier decidido a melhorar. Com a carreira funciona da mesma forma. Dedique-se a buscar ferramentas e conhecimentos para posicionar-se melhor no grupo, no mercado de trabalho, na sua vida social e na sua vida pessoal. A pessoa melhor é um profissional melhor.
- Busque conhecimentos: Dedique parte do seu tempo para aprender novos conhecimentos. Antes, faça o levantamento de que conhecimentos precisam ser agregados (curso de inglês ou de informática, por exemplo) ao seu currículo profissional e pessoal, para evitar perda de tempo e recurso.
- Esteja preparado: No mundo atual, as empresas necessitam de profissionais que tomem decisões numa velocidade cada vez maior - e resolvam os problemas. Portanto, para ter prestígio (e emprego), é preciso treinamento e capacitação para ter conhecimento e raciocínio rápido.
- Leia sempre: O profissional bem informado e atualizado é capaz de resolver os problemas mais rápido e terá maior criatividade no seu trabalho. Evite fazer apenas leituras especializadas. Busque outras áreas, novos conhecimentos.
- Seja flexível: Aceite o fato de que as coisas mudam. Evite posicionar-se contra as mudanças. Ao contrário disto, procure entendê-las, absorvê-las e contribuir para que elas sejam implementadas. É preciso estar pronto para se adaptar a uma nova cultura, a um novo tipo de trabalho, e a novas pessoas.
- Aproveite a paixão: Ninguém desempenha melhor uma função do que aquele funcionário que está apaixonado pelo seu trabalho. Saiba aproveitar essa paixão para obter o melhor resultado de sua carreira.
- Planeje seu futuro: Carreira mal planejada resulta em maturidade comprometida. O profissional que passou dos 40 anos deve fazer um planejamento para o futuro, preparar-se para mudanças na carreira e no mercado de trabalho.

Evite os seguintes perfis negativos:

- Autoritário -
Profissional desse perfil apresenta dificuldades de trabalhar em grupo, dificilmente aceita sugestões, evita passar por treinamentos e quer sempre fazer valer seu ponto de vista.
- Perfeccionista - Não confia no trabalho dos outros, tem dificuldades para relaxar, é rígido demais consigo mesmo e com os outros, e tem dificuldades para pensar construtivamente.
- Conservador - Tem idéias prontas e dificuldades para aceitar mudanças, costuma pensar que o que sempre funcionou vai funcionar sempre, recusa-se buscar atualização/capacitação e considera bobagem as novas técnicas de gestão.
- Agressivo - Reage sempre com grande impulsividade, fala alto e procura monopolizar a conversa, não divide responsabilidades (manda), costuma ofender as pessoas pelo tom de voz e ser rude.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja