Mundo Mulher

Quem Disse que Você está com Gastrite

Quem Disse que Você está com Gastrite


Azia, dor e ardor no estômago são, normalmente - e, muitas vezes, erroneamente -, confundidas como sintomas de gastrite. "Porém, só podemos dizer que uma pessoa é portadora deste problema a partir da comprovação de que realmente existe um processo inflamatório nas paredes do estômago, o que é feito por meio de uma endoscopia e, muitas vezes, comprovado por biópsias", explica o médico Roberto Maurício Oliveira Ayres, de Sorocaba (SP), especialista em cirurgia do aparelho digestivo.

Gastrite nervosa é um mito popular. "Não existe nenhuma comprovação científica de que o estresse, ou outro fator emocional, possa desencadear o surgimento de gastrites", comenta Ayres. O médico diz que alguns fatores emocionais realmente podem agravar o problema, mas não são os únicos responsáveis pela doença. 'Múltiplos fatores podem desenvolver as gastrites, razão pela qual é importante que um médico auxilie na identificação e tratamento desses fatores", acrescenta Ayres.

O diagnóstico de gastrite não é algo tão simples. "Infelizmente, muitas pessoas se autodiagnosticam e, o que é pior, se automedicam, já que existe uma grande quantidade de medicamentos anunciados e comercializados livremente para 'tratar' este mal", diz Ayres. Há, ainda, um outro problema derivado da mania que certas pessoas têm em se auto-avaliarem clinicamente. "Os sintomas clássicos da gastrite, como azia, dor e queimação estomacal, também podem surgir nas mais variadas doenças do aparelho digestivo, como hérnia de hiato, esofagite, úlcera e até na fase inicial do câncer de estômago", alerta.

Na maioria das vezes, as gastrites são de origem inflamatória (enantematosa) causada pelo uso de medicamentos, como os antiinflamatórios, por exemplo, que irritam a mucosa existente na parede interna do estômago. O problema também pode ser causado por contágio bacteriológico. "A Helicobacter pylori é uma bactéria que se aloja dentro do estômago e pode desencadear o desenvolvimento da gastrite e até de úlceras", explica o médico. "Felizmente, nem todas as pessoas que a contraem desenvolvem a doença", completa.

A base da prevenção das gastrites é alimentar. "Evitar café, chá mate, excesso de frituras, cigarro e, sobretudo, bebidas alcoólicas é o melhor meio de evitar o surgimento e o agravamento da doença".

 

 

CRÉDITO: SZS Assessoria de Imprensa
Sérgio ou Andréa
FONE: (15) 3222-3040
E-MAIL: szscom@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja