Mundo Mulher

Pele mais clara precisa de um cuidado maior ao tomar sol

Pele mais clara precisa de um cuidado maior ao tomar sol

17/04/2011 

Depois da praia vem o sofrimento. A dermatologista, Maria Rosa Lui, alerta para a diferença entre estar queimado do sol e bronzeado. “Quando você está queimado de sol a melanina precisa ser produzida um pouco mais porque é uma agressão.”

Na variação de cor de pele, que vai de 1 a 6, o empresário Richarlison Gadelha, tem a tipo dois, ou seja, muito clara. “Ele tem muitas sardas e muitas lesões pigmentares. Significa que ele já sofreu dano crônico de sol.”

Pessoas brancas também podem ficar bronzeadas, mas o sol deve ser tomado de forma muito gradual. Se for tudo de uma só vez, a pessoa corre o risco de ficar ardida.

Quando a pele descasca é um sinal de que a queimadura agrediu tanto, que as células precisam ser regeneradas. “O correto seria se a gente pudesse ir e voltar praticamente da mesma cor”, alerta a dermatologista.

Quem faz questão de pegar um bronzeado e evitar que ele chegue ao nível de uma queimadura precisa recorrer ao filtro solar. Mas, além do fator de proteção, é preciso saber qual a quantidade ideal para ser aplicada na pele

“Normalmente calcula-se uma base de uma colher de sopa pra cada membro. O importante é que você passe de um modo contínuo, bem uniforme e que você consiga fazer uma camada em todos os cantos”, orienta Maria Rosa. Outro ponto importante é observar se o protetor é anti-UVB e anti-UVA.

Para quem gosta de praia, então a lição: o bronze depende do tipo de pele e também de como você se protege contra os raios solares.

Goiasnet.com/Jornal Hoje

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja