Mundo Mulher

Como tratar e prevenir a calosidade

17/11/2011

Calosidade: doença muitas vezes despercebida

Saiba as causas e formas de prevenção e tratamento deste problema

         Sapatos apertados e pressões exercidas nos pés são inimigos que provocam os famosos calos que tanto incomodam. A chamada calosidade é a reposta do organismo a estes problemas nos pés, tornando a pele endurecida. “As calosidades tem tamanhos e formatos variados. Geralmente não são dolorosas, mas podem trazer desconforto, já que o local da pele está rígido”, explica Analice Klossoski, podóloga do Ele e Ela Coiffeur, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Na maioria das vezes, a calosidade se encontra nos dedos e nas áreas de sustentação do peso, na superfície de baixo do pé (na sola ou no calcanhar). Cada passo dado pressiona a calosidade, causando dor, sensibilidade ou ardor, mas raramente dor aguda. Os pés confinados em calçados quando o clima está quente e úmido, também propicia o desenvolvimento da infecção.

Os calos aparecem em duas formas: duros e moles. Os calos duros podem ser vistos, geralmente, nas partes superiores dos dedos ou nas laterais, onde há atrito entre o pé e o sapato. “Este tipo de calo pode ser formado ainda na sola do pé, fazendo com que haja dor a cada passo”, diz Analice. Já os calos moles são úmidos e são formados entre os dedos dos pés, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o outro ao lado. Os dois tipos de calos possuem um formato de cone, com a ponta para dentro do pé. Quando olhamos o calo, o que vemos na verdade é a base deste cone.

  
Como tratar e prevenir a calosidade


A melhor forma de prevenção ao desenvolvimento de calos e calosidades é se atentar aos pés sempre que sentir pressões extras em determinada área do pé. Para a especialista é fundamental que se tenha adequação do calçado, principalmente se for passar longo período caminhando ou de pé. Outra dica importante é a hidratação diária da pele. “A calosidade pode ser tratada através da eliminação da fonte de irritação, sempre com auxílio profissional. O uso de protetores no local ajuda a evitar o atrito entre o pé e o calçado ou a pressão exercida pelo peso da pessoa, o que ajuda a diminuir a dor, mas não elimina o problema” diz Analice Klossoski.

A podóloga também adverte: “Mesmo que o problema se mostre, muitas vezes, inocente, é necessário que se procure o podólogo”. Segundo Analice é este profissional que irá recomendar formas de alívio e agir através de procedimentos específicos para eliminar os calos e a calosidade.

Salão Ele e Ela Coiffeur

Rua Barata Ribeiro, 662

(21) 2235 3999

Jamille Marinho - dmc21@dmc21.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja