Mundo Mulher

Visagismo

Visagismo

Beleza Visagismo, conceito que recria a imagem Originado na França, o conceito permite encontrar o equilíbrio e harmonia entre a pessoa e seu visual

Que a super valorização da imagem está em evidência, não é novidade, mas o que pouca gente sabe é que até para cortar o cabelo e fazer uma maquiagem que destaque traços da personalidade de cada pessoa já existeespecialista no assunto. Trata-se do visagista, profissional que encontra o estilo certo de corte levando-se em conta a harmonia e equilíbrio no rosto e corpo de cada pessoa. Em Alphaville o pioneiro em Visagismo é o cabeleireiro Ezequiel Matheus que cuida das madeixas alheias há quarenta anos.

Visagismo é uma palavra derivada do francês, Visage, que significa rosto. E é exatamente ai que começa o trabalho do visagista que com sensibilidade e técnica faz uma leitura do perfil da pessoa, o que dura em média 15 minutos, entre observação e entrevista, e dá início a transformação visual. Pautado nos ensinamentos do autor do livro “Visagismo: harmonia e estética”, Philip Hallawell, Ezequiel Matheus explica que o primeiro passo do visagismo é desenvolver o equilíbrio da imagem da pessoa.

No livro Philip descreve o visagismo como sendo a “arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos”. Mas Ezequiel pondera que muita gente busca referências erradas como exemplos e quase sempre não garantem um bom resultado. “Esclarecemos que o corte daquela atriz linda pode não combinar com o tipo de rosto e profissão da pessoa que nos procura”, explica o cabeleireiro Ezequiel Matheus.

Uma ampla análise ajuda o visagista a identificar o formato do rosto, dos olhos, tamanho da boca e nariz e a partir daí apresentar o melhor tipo de corte. Por exemplo, pessoas com rosto oval devem evitar linhas ovaladas, já rostos quadrados são valorizados com formas retangulares com assimetria e formas triangulares. Corte com linhas quadradas e arredondadas não são indicados para rostos redondos.

O triangular não combina com linhas retangulares largas, mas ficam ótimos com linhas retangulares longas e levemente ovaladas, côncavo. Apesar de serem as mulheres que lideram o ranking de procura pelo Visagismo, a técnica também se aplica aos homens. Barba, cavanhaque, costeleta curta, longa, enfim, o visagista faz a leitura e propõe a mudança no visual e, respeitando a personalidade e características individuais, o profissional tem condições de encontrar e destacar uma personagem para a pessoa.

O que seu look “fala” de você

Um observador preparado identifica pelo visual da pessoa aspectos que estão sendo vividos por ela naquele momento. O tamanho, a cor, o penteado podem demonstrar estes sinais ou intenções e destacar um tipo de personalidade. Formato do rosto, dos olhos, tamanho da boca e do nariz ajudam o visagista a identificar corte ideal para destacar a beleza própria de cada um “Nosso rosto é uma pintura e os cabelos são as molduras, ambos têm que estar em equilíbrio para não comprometer a obra de arte”, comentou Ezequiel Matheus. Outro elemento destacado pelo visagista na hora de fazer a leitura, é o tipo de beleza de cada pessoa. Parece estranho? Mas é isto mesmo.

Cada pessoa tem um tipo de beleza que pode ser Sangüínea, Colérica, Melancólica e Fleumática. Cada tipo tem suas características próprias e que “falam” muito sobre o indivíduo. Por exemplo, pessoas com beleza sangüínea tendem a ser dinâmicas, festivas e motivadoras, mas têm dificuldade de se concentrar. A beleza colérica expressa atitude e está ligada a pessoas fortes e decididas, líderes e corajosas, só precisam controlar a impaciência e intolerância.

A beleza melancólica denota sensibilidade e elegância. Estas pessoas são sofisticadas, organizadas, charmosas e refinadas, mas têm que conviver com a ansiedade característica da beleza melancólica. Já os donos da beleza fleumática são serenos, adaptáveis e espiritualizados. Transmitem segurança e paz, são amigáveis e pacientes, porém o excesso de comodismo os torna desinteressados, mas têm carinho para dar e vender. Identificando o perfil e tipo de beleza de cada pessoa, fica fácil não errar na escolha do corte e cor do cabelo. Por isto, muita atenção, pois a tua imagem está sempre falando sobre você. “Reconhecendo a beleza de cada idade, podemos transmitir o reflexo interior e satisfação pessoal com cada fase da vida”, comenta Ezequiel Matheus.

Apesar de acreditar que a supervalorização da imagem seja algo irreversível, o visagista alerta que o culto à beleza nunca deve exceder em propósitos e sentimentos, “é preciso que haja harmonia entre o externo e interno da pessoa que se propõe a mudar o visual”. Ele termina dizendo que a moda sempre busca inovação, mas cabe a cada um descobrir o que se adapta a seu perfil e estilo de vida.

Box Equilíbrio visual

Aceitar mudar o visual não é uma decisão fácil de se tomar por muitas mulheres, ainda mais quando a mudança implica na diminuição do comprimento e tonalidade dos cabelos. Mas a jornalista Gilmara Brazil aceitou o desafio de passar pelas mãos de um visagista depois de já ter tentado praticamente tudo, escova, prancha, escova progressiva, tinturas, mas nada refletia o que ela realmente é: uma pessoa independente, persistente e determinada. Nas mãos do visagista Ezequiel Matheus, seguidor do conceito trazido para o Brasil por Philip Halawell, a jornalista descobriu que nada adiantaria mudar o corte e a cor se ela não ousasse um corte irregular no cabelo. “Corte reto não combina com minha personalidade, com meu formato de rosto e eu realmente não sabia”, salientou.

Ezequiel identificou em Gilmara a predominância da beleza colérica. “É uma pessoa de atitude, decidida, mas tem traços da beleza melancólica, o que propus a ela foi um equilíbrio do endurecimento colérico com um corte irregular”, explicou o visagista, que além deste equilíbrio, conferiu ao visual da jornalista características da beleza sanguínea. Os cabelos de Gilmara estavam com duas cores, natural em cima e claro nas pontas, “resultado de mais uma de minhas tentativas de acertar no cabelo”, desabafou. Mas como a cor também é levada a sério no conceito de visagismo, seus cabelos ganharam nova cor que valoriza a tonalidade de sua pele, morena clara.

E quem assina a tintura é a cabeleireira e maquiadora, Juliana Andrade, sobrinha de Ezequiel. “As mechas também foram pensadas de forma que destacasse o trabalho, fizemos com cuidado para dar um diferencial ao cabelo”, comentou Ezequiel. Com este conceito é possível criar uma personagem resgatando-a do interior da pessoa ou criando-a a partir dos traços e intenções de cada uma Para descobrir como é possível, só mesmo “consultando” um visagista, que, aliás, é profissional raro no país.

Hair Style (Visagismo)
Al. Madeira, 362 – Alphaville – Anexo do CompreBem – Loja 6
Atendimento com hora marcada:
Fones: 11 4195-8138 / 4193-8639
De segunda a sábado da 10h às 19h.

Crédito das fotos: Roberta Garrido
, Vânia Alves
Redação vania@alphasete.com.br
Site: www.alphasete.com.br
AlphaSete Comunicação


   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja