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Impactos Sociais do Turismo Dr. Roberto Naime

25/10/2009

 

Os impactos sociais do turismo tem maior complexidade e não podem ser classificados em positivos ou negativos. Identificam-se estágios diferenciados de convivência das comunidades receptoras com as atividades turísticias (RODRIGUES, A. B. Turismo: Desenvolvimento Local Organizado, HUCITEC, 1997).

O estágio inicial pode ser denominado de magia eufórica. As pessoas estão entusiasmadas e vibram com o desenvolvimento do turismo ainda que não esteja convenientemente planejado. Recebem os turistas e registram sentimentos de satisfação. As oportunidades de emprego, geração de negócios e lucratividade são abundantes e aumentam com o crescimento da presença dos turistas. Ninguém ainda consegue vislumbrar a necessidade de prever, ordenar e organizar os fluxos turísticos.

A segunda fase pode ser denominada de apatia, na medida em que a atividade cresce e se consolida. A população receptora considera a rentabilidade e continuidade como garantidas, e o turista passa a ser concebido como um meio para obtenção do lucro fácil. Neste estágio os contatos humanos são mera formalidade e não existe mais euforia ou satisfação.

Depois, começa uma fase de irritação, quando a atividade turística começa a atingir níveis de saturação, ou quando a localidade não consegue atender as exigências da demanda, seja por falta de infra-estrutura, seja por falta de planejamento. Os equipamentos existentes não correspondem mais às necessidades.

O quarto estágio na evolução deste processo social pode ser caracterizado pela denominação de antagonismo. Os moradores locais não escondem e já não disfarçam mais sua irritação e responsabilizam os turistas por todos os seus males. Os problemas da comunidade que tendem a crescer também são atribuídos às atividades turísticas. Destacam-se em geral, aumentos de impostos, de criminalidade, de desajustes na juventude, etc. A polidez e o respeito desaparecem e dão lugar ao antagonismo, com a hostilização do turista pela população local receptora.

O último estágio pode ser denominado conscientização da realidade. Nesta fase a população se conscientiza de que na ânsia de obter todas as vantagens da atividade turística a qualquer preço, não foram planejadas as atividades e todas as mudanças de paradigma tendem a se tornar rupturas sociais de gravidade variável.

Aqui, um dos principais itens afetados é o meio-ambiente e os ecossistemas, que agredidos, nunca mais voltarão a ser o que eram antes do advento turístico, pela falta de planejamento, organização ou tarefas de controle ou compensação.

Por outro lado, a presença de grande número de turistas, de diversas procedências, estimula hábitos de consumo desconhecidos ou inacessíveis para a população receptora. Ocorrem drásticas alterações nos padrões de moralidade em função das mudanças de paradigma, com aumento da prostituição, criminalidade e do jogo organizado, com todas as conseqüências.

Além disso muitas vezes o turismo pode atuar como veículo ou agente de disseminação de doenças que a infra-estrutura local não está preparada para enfrentar. E a importação de recursos humanos, geralmente deixa para as populações locais receptoras as ocupações de menor qualificação e renda.

O turismo é a indústria do futuro, pode ser a redenção econômica de muitas comunidades, o Mato Grosso tem belezas naturais, potencial e vocação turística. Mas está claro que planejar, organizar, controlar e interceder sempre que necessário são necessidades que o setor público não pode deixar de praticar. Num estado que tem se notabilizado pela sua ausência, um grande sonho pode se tornar um pesadelo.

 

Roberto Naime  - Mestre em Qualidade Ambiental
FEEVALE

 

 

 

 

 

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