Mundo Mulher

Oktoberfest

14/09/2010 

Um pedacinho do Velho Continente em território brasileiro é o que Santa Catarina oferece aos milhares de turistas que visitam o Vale Europeu anualmente. Por lá, Blumenau é a principal cidade do circuito entre as quase 20 que compõem a região. Em 2010, ela comemora 160 anos - completados no dia 2 de setembro - e celebra com a sua festa mais conhecida e que recebe visitantes do Brasil inteiro: a Oktoberfest, entre os dias 7 e 24 de outubro.

A tradicional festa da cerveja de Blumenau só perde em tamanho para a original alemã, que ocorre em Munique. E não é pouco chope. Durante 18 dias, os foliões consumirão centenas de milhares de litros da bebida em meio a atrações culturais, desfiles típicos e folclóricos, degustação de pratos da culinária alemã e apresentações de bandas germânicas e brasileiras. No ano passado, mais de 700 mil festeiros tomaram quase 500 mil litros de chope.

Dois anos após ter sido uma das cidades que mais sofreram com as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em 2008 e ter visto parte dela ser destruída, Blumenau se recupera com a ajuda do turismo e espera cerca de 800 mil visitantes na Oktoberfest deste ano, a 27ª edição da festa.

O número é maior do que as duas últimas festas, que sofreram com o reflexo das enchentes. O evento de 2010 deve ser o maior dos últimos 15 anos, lembrando, ainda que de longe, a histórica Oktoberfest de 1995, que contou com mais de 900 mil pessoas.

As atrações da Oktoberfest se concentram na Vila Germânica, no Bairro da Velha, e na Rua XV de Novembro. Garantia de diversão é o Concurso Nacional dos Tomadores de Chope em Metro, que ocorre diariamente. Naqueles recipientes enormes, finos e compridos, os concorrentes têm de tomar um metro de chope no menor tempo possível. Durante a festa, a Oktoberfest reproduz em Blumenau os típicos jardins da cerveja da Alemanha. Neste ano, o Biergarten terá mais espaço e uma área coberta. As obras para montagem do local já começaram na cidade catarinense.

Apesar de ser realizada em outubro, a Oktoberfest se estende em outros meses do ano. A Vorfest, o esquenta para a tradicional festa, é realizada em setembro. Dentro da Sommerfest, Festa de Verão de Blumenau que tem atrações em vários pontos da cidade, os catarinenses aproveitam o calor e fazem noites dedicadas à Oktoberfest entre dezembro e fevereiro.

A cidade

Fora da Oktoberfest, Blumenau oferece vários roteiros. O mais interessante é o de cervejarias artesanais, que compreende 11 estabelecimentos que mantêm a tradição de produzir o líquido de acordo com a Lei Alemã da Pureza - são utilizados apenas água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento. Não há conservantes ou outros cereais. Além disso, o cervejeiro pode conhecer como é feita a bebida visitando as fábricas.

Na Rua XV de Novembro, às margens do Rio Itajaí-Açu, está o Museu da Cerveja e o Biergarten, que expõe equipamentos utilizados na produção da bebida e fotos e documentos históricos. Na mesma rua, é possível conhecer o Teatro Carlos Gomes e o Mausoléu do Dr. Blumenau (fundador da cidade). Ainda no roteiro histórico, há vários monumentos e museus para visitação, como a Catedral São Paulo Apóstolo, o Museu da Família Colonial e a Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro). No fim da tarde, o turista não pode dispensar o café colonial. Um dos melhores e mais tradicionais é servido no Hotel Glória.

DICA

Vila Germânica

Local em que é realizada anualmente a Oktoberfest, a Vila Germânica é uma boa pedida de visita em qualquer época do ano. O visitante pode passar o dia entre as lojinhas, restaurantes e choperias do parque, todos em arquitetura enxaimel que lembra as construções alemãs. Há ainda um centro de convenções que abriga eventos em todos os meses do ano. O ideal é ir já na hora do almoço. O maior restaurante do local serve o melhor da comida alemã, como costeleta de porco (kassler), joelho de porco (eisbein), marreco recheado, vários tipos de salsichas e purê de maçã. Será uma delícia passar a tarde entre as lojinhas de souvenirs - durante a Oktoberfest o visitante pode se equipar com canecas, fitas e camisetas divertidas - e as choperias e docerias - prove as cervejas e o strudel de maçã.

Praia na vizinha Camboriú

A 85 quilômetros de Blumenau, Balneário Camboriú é destino convidativo para curtir a praia no verão e fazer compras no inverno. Mas em qualquer época do ano, a dica é o passeio de teleférico. Num bondinho com capacidade para seis pessoas, o visitante sai da estação na Barra Sul, faz uma parada na estrutura montada em plena Mata Atlântica e chega à bela praia de Laranjeiras. A viagem custa 30 reais.

Na estação Mata Atlântica, no meio do trajeto, há passeio ecológico, esportes de aventura, mirante, lanchonetes e loja de souvenirs. Na estação Laranjeiras, o visitante encontra alguns restaurantes e lojas fechados na época do frio, mas tudo fica lotado a partir de novembro, quando o calor começar a aparecer.

Na cidade, há as opções de restaurantes na orla - a sequência de camarão em casas especializadas em frutos do mar é boa pedida -, o passeio de Bondindinho, a visita ao Cristo-Luz e uma noite agitada na Barra Sul. Para compras, a Avenida Brasil é repleta de lojas, a maioria de vestuário, enxoval e calçados e acessórios. A dica é esperar o fim de semana, quando vários estabelecimentos fazem promoções. Os cafés espalhados pela via são charmosos e quentinhos.

Goiasnet.com/Paula Parreira/O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja