Mundo Mulher

Cidade de Goias

Cidade de Goiás Cidade de Goias


 

  Localização

A Cidade de Goiás está a 135km de Goiânia, a 15° e 56' de latitude sul e 58° e 25' de longitude oeste.

Como chegar: de carro, pega-se a GO-070, saída oeste, no trevo para Trindade, passando pelas cidades de Goianira, Inhumas e Itaberaí. O trajeto leva em média duas horas. De ônibus, a Viação Moreira mantém carros diariamente para a Cidade de Goiás, de hora em hora, a partir das 6horas da manhã. Após este horário, há ônibus. Os ônibus saem da rodoviária de Goiânia até às 16horas. Após este horário, há ônibus às 17:30h, 18:00h(direto com ar condicionado), 19h, 20h (direto com ar condicionado) e 23horas. A passagem custa R$ 12,50.

Da cidade de Goiás para Goiânia também há ônibus de hora em hora a partir das 6horas da manhã até 17:00h. Após este horário, há ônibus às 18:30h e 14:40h, saindo da rodoviária da Cidade de Goiás, que fica ao lado do mercado.


História
As origens históricas de Goiás estão intimamente ligadas à corrida do ouro empreendida pelos bandeirantes paulistas. Entre 1682 e 1684, uma expedição chefiada por Bartolomeu Bueno da Silva atravessa um imenso território, à época conhecido como Sertão dos Goiyazes, ou do Gentio Goyá, à procura do ouro supostamente abundante nos córregos da calha do rio Vermelho. Do contato com os Goyazes, o bandeirante recebeu a alcunha de Anhanguera que, na língua dos nativos significa diabo velho.

Bartolomeu Bueno era ignorante, mas valente, astuto e de caráter perseverante. Uma prova de sua rara presença de espírito ficou demonstrada por ele certa vez quando, ante o perigo iminente, salvou-se das mãos dos índios com a ameaça de que, se não satisfizessem as suas exigências, incendiaria os rios. Depois da ameaça, pôs fogo numa tigela com águardente, o que deixou os índios aterrorizados, fazendo com que consentissem em obedece-lo.

Esses primeiros tempos são marcados pelo aventureirismo. Abrindo caminho e rechaçando índios, os desbravadores povoam uma imensa área, onde a atividade mineratória iria absorver todos os braços livres ou escravos.

Com o fim do ciclo do ouro, a agricultura e a pecuária passam a ser as atividades econômicas predominantes. No início dos anos 30, o interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira, assina o decreto de transferência da velha capital para Goiânia.

No final de 2001, a Unesco confere à Cidade de Goiás o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. Na semana seguinte, a cidade sofre com a maior enchente de sua história, e recebe a solidariedade do país inteiro para reconstituir o que a enchente levou.

Geografia

A Cidade de Goiás assenta-se sobre uma área de transição geológica mais acidentada do que os chapadões e campos gerais do Brasil Central. O município caracteriza-se por apresentar uma importante interação com o cerrado, que constitui o segundo maior ecossistema da América Latina, ocupando 25% do território brasileiro. Árvores como o ipê-amarelo, o imbiruçu e as palmeiras, como macaúba e buriti, podem ser vistos nas veredas e brejos existentes na região. Também encontram-se plantas medicinais, como a arnica, a sucupira e a douradinha.

Artes

Museus e igrejas do período colonial são uma ótima pedida para os turistas que visitam a Cidade de Goiás. Veiga Valle é o maior artista de todos os tempos em Goiás e escultor, que viveu no século XVIII na província de Goiás, deixou pelo menos 300 obras talhadas em cedro. O maior acervo do artista está no Museu Boa Morte e é formado por imagens de santos em estilo barroco.

Goiandira do Couto é outra artista consagrada da região a artista pinta seus quadros com areia colorida que recolhe na Serra Dourada e tem obras em vários países da Europa.

Siron Franco também nasceu em Goiás. Artista plástico consagrado nacional e internacionalmente está sempre na cidade.

A casa onde viveu Cora Coralina também é um museu aberto ao público onde o visitante pode adquirir os livros da maior poetiza da literatura goiana.

Culinária

Empadão goiano, arroz com pequi, bolo de arroz, alfenim, são comidas típicas da Cidade de Goiás. Você também pode se deliciar com os licores de pequi, de caju e de jenipapo, encontrados facilmente na cidade.

Turismo Ecológico

Entardecer na Serra Dourada:

Saída diariamente do centro da cidade. O que levar: boné, tênis, para caminhada, protetor solar, água e agasalho para a volta.
Horário e preço a combinar.

Caminhada ao Vale da Pedra

Caminhada pelo cerrado até o córrego Bagagem, onde se encontram piscinas naturais de águas cristalinas. O que levar: boné, tênis, calção de banho, protetor solar, água e boias para as crianças.
Horário e preço a combinar

Trilha Imperial

Caminhada pela estrada imperial que ligava a antiga Vila Boa aos vilarejos de Ouro Fino e Ferreiro. Inclui banho na bica do carreiro e no próprio rio Vermelho.
Horário e preço a combinar

Cachoeira da Andorinha

Distante meia hora do centro da Cidde de Goiás, no corrégo Zanzan. Local para camping.

Horário e preço a combinar

Balneário Santo Antônio

Distante 9km da cidade, pode-se tomar um banho de rio. Tem restaurante e local para camping.

Horário e preço a combinar.


Calendário Turístico de Goiás

Março:
Semana Santa em Goiás, com a célebre Procissão do Fogaréu na Quarta-Feira Santa.

Maio: Festa do Divino, com as famosas Verônicas de alfenim

Junho: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA

Outubro: Festa de Nossa Senhora do Rosário, com quermesses.

Fonte: Agetur
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja