Mundo Mulher

Drinks caseiros para brindar o novo ano

29/12/2011

 
Bebidas feitas em casa com ingredientes tropicais deixam as confraternizações mais descontraídas e com um ar de exclusividade

Confraternizações de fim de ano e o réveillon, que reúnem grupos de amigos em casa, pedem cuidados no preparo do cardápio. As lendas e superstições também passam pela mesa. Para quem vai receber e quer inovar na carta de bebidas, os drinques são uma opção prática e divertida. Coloridos, são refrescantes e podem ser motivo de elogios aos anfitriões. Se esse é o seu caso, aproveite as receitas fáceis de fazer e surpreenda seus convidados. Por onde começar? Que tipo de drinque escolher?


"Aqueles que levam frutas em sua composição são muito pedidos, pois são refrescantes e revelam o sabor das frutas. Geralmente, os drinques que têm maior saída nesta época reúnem uma bebida destilada, uma fruta marcante e um detalhe especial, como creme de leite, leite condensado ou sorvete", informa Murilo Ferreira Souza, barman da Cervejaria Devassa.

Os coquetéis tropicais são ideais para o nosso clima quente e para as festas descontraídas. São feitos à base de vodca e licor. As melhores frutas são as da estação. São mais saborosas e de custo mais baixo. Com elas, o sabor da bebida fica superior. Um mix de frutas da temporada vai bem em caipirinhas e batidas. "Um exemplo é a batida de limão siciliano com hortelã", sugere o chef Mikael Sintès, da Forneria Unique.

Mas nem só de frutas se faz uma bebida apropriada para as festas. "Os drinques mais indicados para o réveillon são os que levam champanhe na mistura", afirma Mikael Sintès. De fato, os espumantes são alegres e caíram no gosto do brasileiro. "Sugiro alguns drinques conhecidos, mas muito bons, como o Kir Royal, feito com champanhe e licor de cassis, e o Bellini, que leva suco de pêssego e espumante", completa Cláudio Oliveira, gerente do Unique.

Para que o cardápio faça sucesso na festa, é preciso ter atenção na harmonização das bebidas com os pratos. "Como os drinques à base de frutas têm sabor muito marcante, eles podem anular o sabor do prato", alerta Mikael Sintès. No caso dos coquetéis de fruta, o ideal, segundo ele, é que sejam harmonizados com petiscos salgados e simples, como castanhas, queijos e chips. "Aqueles que levam espumante na mistura podem ser harmonizados com frutas e massas leves, como as focaccias", ensina o chef.

"Os coquetéis de frutas podem ser harmonizados com massas como nhoque, agnolloti e tagliatelle, com molhos à base de tomate como bolonhesa e pomodoro. Além das carnes vermelhas", acrescenta Gonzalo Garcia Lopez, maître do Unique. Ele lembra que drinques com hortelã têm uma grande vantagem, pois a folha limpa o paladar e destaca o sabor da carne.

Caipirinhas

As caipirinhas combinam com petiscos à base de carne vermelha, como filé, e também com frutas secas, amendoim e castanhas, orienta Murilo Souza. "As bebidas que levam frutas cítricas vão bem com carnes mais gordas, pois ajudam a quebrar um pouco a gordura. Já drinques que levam limão, gengibre, pimenta ou hortelã pedem peixes", completa o barman.

Não deixe para preparar as bebidas na hora de servir, faça um teste antes. "Teste o preparo com antecedência, até mesmo para ver como seu paladar se adapta à receita. Há quem prefira colocar um pouco mais de fruta, ou um pouco menos de açúcar ou leite condensado, por exemplo. Também é fundamental ter cuidado na hora de dosar o gelo, para que a bebida não fique excessivamente encorpada ou aguada", assinala Murilo Souza.

No dia da festa, antes de preparar os drinques e de os convidados chegarem, separe os ingredientes de forma organizada. Busque frutas e sucos frescos e sirva a bebida na hora. "Uma bebida alcoólica de má qualidade pode interferir no sabor final do drinque", alerta o barman.

Para garantir o sucesso há ainda outro cuidado: a escolha dos copos. Os do tipo long drink são os melhores para servir bebidas destiladas ou coquetéis com bastante gelo e podem ser encontrados em lojas de utensílios domésticos. "Rodelas de limão e laranja, cerejas, amoras e morangos são boas sugestões para a decoração. Folhas de hortelã e manjericão também embelezam, assim como os canudos e mexedores coloridos, que podem ser encontrados em casas de festa", frisa Murilo Souza. O Popular - Ana Cláudia Rocha
 


Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja