Mundo Mulher

/

Casamento - como preparar

Casamento - como preparar

08/05/2010

Ritual

A caminho do

altar

                                                              as alianças representam a fidelidade

                                                                           e o compromisso do casamento

 

 

A CERTIDÃO DE BATISMO ESTÁ EM MÃOS? JÁ MARCOU O

CURSO DE NOIVOS? QUEM OPTAR POR UMA CERIMÔNIA CATÓLICA

PRECISA CUMPRIR ALGUMAS EXIGÊNCIAS

 

 

       Para dar início aos preparativos do casamento religioso em uma igreja católica, os noivos devem buscar informações sobre as exigências da paróquia e providenciar uma série de documentos. A organização da papelada começa com as cópias da carteira de identidade, do comprovante de endereço e da certidão de batismo.

      Embora não seja complicado reunir esses documentos,muitas pessoas não guardam a certidão de batismo, enquanto outras não lembram sequer onde foram batizadas. Vale orientar que, caso não seja encontrada, uma cópia desse importante documento deve ser solicitada no local onde o batismo foi celebrado, explica Silvia Dias Barbosa, secretária da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Goiânia.

      Quando a pessoa foi batizada na mesma cidade em que se casará, Sílvia diz que a secretaria da paróquia escolhida para cerimônia pode entrar em contato com as demais para facilitar a localização do documento. A dificuldade é maior, porém, quando o batismo foi realizado em outro estado. Nesse caso, é preciso entrar em contato com algum parente ou conhecido a fim de ajudar na busca.

   Quem vai casar na Igreja Católica deve apresentar um declaração  de casamento no civil á secretaria da paróquia escolhida para a cerimônia. Esse documento é solicitado no cartório, ao se abrir o processo de casamento. Outro documento obrigatório é o comprovante de curso de noivos, que não precisa ser feito, necessariamente, na paróquia do casamento.

    Cada paróquia costuma oferecer várias opções de cursos, no que se refere á carga horário e aos dias da semana em que as atividades são desenvolvidas. Cabe ao casal escolher a que melhor se encaixa em seu ritmo de vida.

           A importância dos exames pré-nupciais é um dos assuntos abordados na entrevista com os noivos” , explica o padre Carlos Gomes, da Paróquia São Pio X, de Goiânia. Em algumas igrejas, o sacerdote não abre mão de um comprovante do exame mas, independentemente da obrigatoriedade, essa é uma providência fundamental a ser tomada antes do casamento, pois diz respeito á saúde do casal e dos filhos que virão, reforça o padre Rodrigo de Castro Ferreira, responsável pelo Setor juventude e Vocação da Arquidiocese de Goiânia.

           As paróquias costumam pedir, ainda, um comprovante da crisma, mas, se os noivos não forem crismados, isso não impede a realização do casamento. Nesse caso, em geral, eles são encaminhado á catequese, o que pode ser feito após o casamento.

Foto: Bolo Cake Design

 

 Fonte: O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja