Mundo Mulher

/

Assessoria e Cerimoniall - Tire suas dúvidas

02/02/2013


  O cerimonialista existe para ajudar os noivos com a organização de todos os preparativos antes do casamento, e para deixar tudo em ordem no grande dia. A ajuda de um profissional vai deixar o casal mais leve, podendo se preocupar com outras questões, uma vez que um casamento geralmente vêm acompanhado de uma mudança radical na vida dos noivos. 
Com exceção das cerimônias em Igrejas (que algumas regras devem ser seguidas), lembre-se que nada é obrigatório, cuide para que tudo saia como imaginou. O cerimonialista serve como um facilitador e mediador, mas quem toma a decisão final são os noivos!
 
No passo-a-passo os noivos devem saber   - No primeiro encontro com o profissional, tire todas as dúvidas sobre quais serviços serão prestados. Veja tudo o que é oferecido, e tente negociar o que não é oferecido, mas você precisa, afinal cada casamento tem a sua particularidade.   - Existem dois tipos de serviço no ramo, pense bem antes de escolher. Uma Assessoria Completa vai acompanhá-los desde o início, levando-os até fornecedores, acompanhando em reuniões, realizando negociações, planilhas de custos e pagamentos, dentre vários outros detalhes; enquanto o Cerimonial do Dia é mais aconselhado para noivos que já conseguiram fechar a maioria dos contratos sozinhos e precisam prioritariamente de ajuda no dia do evento.   - Se gostou do profissional e estiver para fechar o contrato, leia tudo com atenção, fique ligado na carga horária de trabalho, valor da equipe, cláusulas de desistência, formas de pagamento e etc.   - Cobre do profissional o prometido e acordado entre as partes.
Gostamos muito de um trecho do livro CASAR - do planejamento à celebração em grande estilo, da Vera Simão, que diz: "Organizador de eventos: você vai querer um. Os organizadores de casamentos são profissionais com funções múltiplas: além de cuidar dos detalhes de sua festa, são consultores financeiros, diretores de cena e até fazem as vezes de psicólogos." Acho que esse trecho resume bastante, mas para que não haja nenhuma dúvida, vale saber um pouco mais sobre o trabalho prestado:
- O cerimonialista antes de mais nada, precisa de uma primeira reunião para poder saber o perfil dos noivos e traçar o estilo do casamento. Ele também irá ajudá-los a traçar um orçamento realista.   - Depois deve desenvolver um contrato para os noivos (não abra mão desta questão, afinal o contrato lhe assegurará os serviços prometidos, leia com atenção e não deixe nada de fora).   - No caso de assessoria completa, o trabalho deve começar desde a assinatura do contrato (geralmente um ano de antecedência). Então quanto antes contratar, melhor!   - O profissional deve indicar tantos fornecedores quanto for necessário até que os noivos se sintam confiantes para fechar negócio. Esse fornecedores devem ser pensados de acordo com o perfil e orçamento traçado na primeira reunião.   - Deve prestar consultoria de valores, trajes e o que for necessário. Afinal ele é expert no assunto. Não se sinta intimidado, questione, tire suas dúvidas sem medo!   - No caso de assessoria completa, deve marcar reuniões e acompanhá-los nas mesmas.   - Ainda no caso de assessoria completa, o cerimonialista precisa enviar provas de doces, bolos e bem casados, até que você se decida por completo.   - O cerimonialista precisa cuidar dos seus interesses diante dos fornecedores, isso é fundamental. Lembre-se que o cerimonialista, por estar inserido no mercado casamenteiro, poderá conseguir descontos com fornecedores parceiros.   - Na assessoria completa, as reuniões podem ser ilimitadas, sempre que solicitadas pelos noivos. Tendo bom senso é claro, afinal o profissional também tem outros noivos para atender, por isso as reuniões nem sempre são de imediato.   - No grande dia, o papel do cerimonialista é o mesmo tanto em assessoria completa, quanto em cerimonial do dia: Receber os fornecedores com todos os contratos em mãos, cobrando e certificando-se para saber se todos os serviços/produtos estão conforme combinado com os noivos, supervisionar montagens, averiguar apresentação das equipes de outros fornecedores além da sua própria, receber convidados com contagem e inspecionar a lista, receber eventuais presentes e cuidar de todos os pertences dos noivos no local, bem como bebidas que devem ser contadas e supervisionadas durante o evento, organizar o cortejo indicando sua formação, realizar o protocolo da festa, entregar lembrancinhas, dentre outros. Cada profissional tem suas particularidades, mas no geral é importante que seja prático, objetivo, perfeccionista e que saiba resolver imprevistos com agilidade.
  - Claro que além disso, o cerimonialista deve cuidar para que os noivos estejam e permaneçam confortáveis ao longo da cerimônia e da festa. Nós gostamos de oferecer bastante água para os noivos ao longo da recepção, separamos uma caixinha com doces para os noivos e sua família antes da montagem da mesa de doces, assim os convidados podem se deliciar à vontade quando a mesa for aberta, fora outros mimos que gostamos de fazer! =)
É importante sentir confiança e afinidade com o cerimonialista, pois ele estará acompanhando todos os preparativos de perto e tenha certeza de que depois de contratar um serviço de cerimonial você também está ganhando um amigo, que está disposto a tudo para deixar o seu dia tão especial quanto você sempre sonhou!!
Carla e Marilia Doux Mariage - Assessoria e Cerimonial
douxmariage@gmail.com
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja