Mundo Mulher

/

Casamento - Música

Casamento - Música

O papel da Música na Cerimônia do Casamento

Desde os tempos mais remotos a música é um elemento de destaque em nossas vidas.

A História da Humanidade é marcada por uma infinidade de acontecimentos onde a música se fazia presente: coroações de reis e rainhas, batizados, casamentos, alianças políticas, funerais. Estava presente não somente nas camadas mais altas da sociedade, mas também nas classes menos privilegiadas, sendo indispensável nas festividades populares.

Nos dias de hoje a música está mais presente do que nunca. As novas tecnologias facilitam cada vez mais o acesso à ela.

Está nos meios de comunicação, nos aparelhos de mp3, em todos os lugares. Entretanto, a música feita ao vivo, aquela que mais nos emociona está cada vez mais rara. A gravação pode sim emocionar, mas quando se escuta um músico tocando ao vivo sentimos a sua vibração, os seus sentimentos, uma atmosfera que transcende a própria música.

O papel da música na cerimônia do casamento é de justamente captar a atmosfera do momento mais precioso da vida de duas pessoas e transformá-la em emoção para todos os presentes. É dar o tom formal, de pompa, de introspecção e pensamento positivo, e por fim, de alegria e felicidade.

Uma cerimônia sem música é simplesmente inimaginável. A escolha do repertório a ser tocado é sem dúvida uma das tarefas mais importantes para os noivos. E nem sempre é fácil.

 

 

Para facilitar estas escolhas, deve-se levar em conta fatores como:

1- tipo de repertório: tradicional, não-tradicional ou misto (algumas igrejas não permitem a execução de músicas populares, por exemplo)

2- personalidade e gosto do casal

3- adequação da letra da música (mesmo que esteja em outro idioma) ao momento

4- tipo de conjunto que executará as músicas (apenas instrumental, instrumental e vocal, quantidade de integrantes...)

5- músicas que tenham um significado especial para o casal (música do primeiro encontro, de filmes...) A observação cuidadosa de tudo isso vai transformar a música da cerimônia em uma verdadeira "trilha sonora".

Tanto os noivos quanto os convidados levarão estas músicas em suas memórias e ao ouvi-las novamente se recordarão de momentos maravilhosos.

Sofia Ceccato flautista e diretora Alleanza Música http://www.noivacarioca.com.br- fonte autorizada  /

   

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja