Mundo Mulher

Sexo na 3ª Idade

Muitas mulheres idosas gostam de manter uma vida sexual ativa. No entanto, muitos homens não podem atender a necessidade delas.

É o que afirma uma pesquisa global, que ouviu 27. 780 adultos, com entre 40 e 80 anos de 30 países diferentes. De acordo com os resultados, o número de homens que apresentam disfunções sexuais é duas vezes maior do que de mulheres.

- As mulheres que são sexualmente ativas podem ter que lidar com homens que têm problemas - afirmou o pesquisador Edward Laumann, autor do estudo e sociólogo da Universidade de Chicago.

Durante a apresentação de sua pesquisa, realizada em uma conferência em Vancouver, no Canadá, Laumann explicou que 31% das mulheres de meia-idade ou idosas não se interessavam por sexo, 21% não achavam o sexo prazeroso, 20% tinham problemas de lubrificação e 14% sentiam dor ao ter relações.

Entre os homens, 20% sofriam de disfunção erétil, estimativa que quase dobrava quando se alcançavam os 80 anos, de acordo com o estudo, que foi promovido pela Pfizer. A companhia fabrica o Viagra, remédio que trata a impotência.

Os problemas de saúde associados à disfunção sexual e listados como os mais comuns entre os idosos são a diabetes e a hipertensão, especialmente entre os homens.

Mas fatores psicológicos, em especial a depressão, diminuíam o interesse em sexo após os 40 anos.

Nos Estados Unidos, dois terços dos homens com mais de 70 anos têm uma companhia que é uma parceiro sexual em potencial, enquanto menos de um terço das mulheres tem, devido a uma maior média de vida delas e de padrões de divórcio.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja