Mundo Mulher

Sexo do Bebê

Sexo do Bebê


Com o avanço da ciência, a escolha do sexo do bebê está ao alcance de praticamente qualquer casal que procure uma bem equipada clínica especializada em reprodução in vitro.
O especialista em reprodução humana Roger Abdelmassih aprova o uso do procedimento em circunstâncias que envolvem a transmissão de doenças hereditárias.

"Quando há na família algum caso de hemofilia, doença que se caracteriza pela ausência do fator de coagulação sanguínea e que é transmitida hereditariamente apenas às pessoas do sexo masculino, os pais podem desejar uma menina, que estará livre da doença. Dar à luz a uma menina também evita a síndrome do X-frágil, doença que só aparece em meninos e causa retardo mental. Em casos como esses, acho que a ciência pode e deve ajudar essas famílias", explica o médico.

Abdelmassih explica que o espermatozóide é quem determina o sexo do embrião. As novas técnicas de fertilização in vitro permitem selecionar os espermatozóides de que carregam o sexo desejado. Uma vez fertilizado o óvulo, no terceiro dia, quando o embrião está com oito células, uma é retirada e analisada ? inclusive seus cromossomos -, para identificação do sexo. Em seguida, o médico transfere para útero da paciente o embrião do sexo escolhido, de forma a evitar a doença hereditária.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja