Mundo Mulher

Florista ensina a conservar as rosas

Florista ensina a conservar as rosas

09/05/2010 

Em Andradas, no sul de Minas, está a maior produção de rosas em estufa do Brasil. O sucesso são as flores com as bordas pintadas. Pena que essa beleza tenha os dias contados.

Para dar vida mais longa a rosa, os cuidados já começam com o material utilizado. As tesouras, por exemplo, machucam a planta durante o corte. O correto é usar a tesoura de poda ou uma faca, mas sem a parte serrilhada. Já o recipiente indicado é o de vidro, porque permite observar se a água está limpa, algo essencial para a planta.

Michel veio da Holanda, país que é o maior exportador do mundo, e dá cursos para manuseio de flores. Para aumentar o tempo de vida da rosa, ele aplica um conservante: produto encontrado em qualquer floricultura. “O conservante tem um alimento para a flor e um produto que deixa a água limpa. Ele é misturado em um litro de água”, explica.

Muita gente usa remédio ou açúcar, o que não é indicado. “Açúcar na água é um tipo de alimento, mas favorece o crescimento de bactérias, então daí é prejuízo”, diz.

Michel de Graaff explica: “O próximo passo é tirar as folhas que podem ficar dentro da água. Porque folhas na água favorecem o crescimento de bactérias. A água fica suja mais rapidamente. Você corta pelo menos três centímetros da haste, na diagonal. A área é maior para a flor chupar a água. Melhor é usar água mais gelada possível. Por causa das bactérias. Bactérias não gostam de água fria. Tem pessoas que colocam gelo, na verdade não faz diferença. Quando a água estiver suja, troca a água e corta a flor de novo, e coloca a água limpa com conservante”.

Além desses cuidados é preciso atenção com o lugar onde as flores vão ser colocadas. “Nunca se deve deixar a flor perto de frutas. A fruta solta um gás chamado etileno e a flor fica velha mais rápido. Segunda dica: deixe as flores longe de sol e vento. Porque com sol e vento a flor dura menos. Nunca molhe a flor, vai aparecendo pontinhos pretos ou brancos, aquele mofo. A planta vai apodrecendo”, garante o florista.

Goiasnet.com/ Jornal Hoje

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja