Mundo Mulher

Conheça os vários distúrbios relacionados ao glúten


11/11/2012

Em pouco mais de dez anos, a doença celíaca passou de ignorada por profissionais para os holofotes do mundo. Hoje, o número de indivíduos aderindo à dieta sem glúten é maior do que o de celíacos, o que gerou um mercado de 2,5 bilhões de dólares em vendas em 2010 nos EUA. A tendência vem ocorrendo porque, junto com a doença celíaca, especialistas descobriram que há outros distúrbios ligados à dificuldade de ingestão da proteína, que vão dos menos aos mais graves. Exame de sangue pode detectar o problema.
 
Alergia ao trigo
 
O glúten contém proteínas menores e tóxicas, como a gliadina e a glutenina. A alergia é uma reação imunológica às proteínas do trigo. Afeta a pele, os sistemas gastrointestinal e respiratório, podendo levar à asma e rinite.
 
Doença celíaca
 
É uma doença genética que impede a pessoa de absorver o glúten. Sintomas comuns são diarreia, constipação, perda de peso, dor abdominal, cansaço crônico, anemia, entre outros. Novos estudos ligam a doença ao desenvolvimento de distúrbios autoimunes. Estes pacientes reagem ao glúten em diferentes graus, que vai de 0 a 4.
 
Sensibilidade ao glúten
 
É uma reação adversa após a ingestão da proteína. Apesar de sintomas parecidos com a doença celíaca, o quadro clínico é menos severo e não resulta na inflamação intestinal. Não há teste de sangue para identificá-lo. O ideal é conversar com o médico.

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja