Mundo Mulher

Buquê - quais e como usa-los

Buquê - quais e como usa-los

08/11/2009

Para algumas noivas pode não ser algo muito importante, mas o buquê é sim um acessório o qual deverá ser escolhido com muito carinho e atenção, considerando o fato de que o mesmo poderá ajudar muito a complementar o glamour da noiva, como poderá também, lhe tirar bons pontinhos…!

Segundo a história, na Grécia Antiga o buquê era utilizado como amuleto para afastar mau-olhado, o que trazemos até hoje, onde algumas noivas acrescentam trigo, pimenta, frutos e ervas às flores ou as substitui totalmente com a intenção de atrair bons fluidos ao casal.

Cristais, pérolas e strass também estão sendo utilizados nos dias atuais para valorizar o buquê dando um charme a mais.

Quanto à escolha das flores (que também possuem muita energia…) as noivas podem optar pelas que mais agradar simplesmente por sua beleza, ou também pelo significado que trazem de acordo com a espécie e cor (abaixo alguns significados).

O buquê deve estar em harmonia com o vestido, a maquiagem e o estilo da noiva. Vale lembrar, que não precisa combinar com a decoração da igreja ou recepção, como muitos pensam! A noiva é o centro das atenções, sendo assim, deverá ser única!

Quanto ao tipo de flor, a noiva deverá levar em conta o clima do local, pois, dependendo da espécie numa temperatura elevada poderá não durar até o final da cerimônia, como é o caso da Tulipa, apesar de linda, é extremamente sensível ao calor. Também é interessante lembrar que casamentos noturnos pedem flores mais nobres como orquídeas, rosas e tulipas.

Já quanto à cor, a noiva se desejar, poderá abusar de tons mais fortes se o casamento for noturno e estiver usando vestido em tom claro, de preferência BRANCO. Para a noiva que não quiser seu buquê monocromático, uma excelente opção é mesclar diferentes tipos de flores contrastando tons mais fortes aos mais claros ou brancos, dando belíssimos resultados que valem tanto para casamentos realizados durante o dia quanto à noite.

E por último, o formato, onde dizem os especialistas, que cerimônias realizadas durante o dia, a melhor opção são tamanhos menores, como os redondinhos ou mesmo do tipo braçada que é muito elegante. Já à noite poderão ser maiores, mais sofisticados. Deve ser considerado o biotipo da noiva, sendo maiores e mais vultosos para as mais altas e magras e menores e mais compactos para as mais baixinhas ou um pouquinho acima do peso.

O modelo do vestido, tipo de decote também influencia na escolha do buquê, principalmente se a noiva optar por um modelo mais elaborado, cheio de detalhes, como franzidos, deverá ser mais cautelosa para não sobrecarregar o visual.

Uma dica! Tem algumas flores que por terem o cabinho mais longo, como por exemplo alguns tipos de orquídea, ou mesmo o mosquitinho (figura acima), este muito usado como complemento de buquê, dependendo como são montados, poderá dar a impressão que a noiva está tremendo quando estiver entrando….E não adianta tentar explicar, pois ninguém acreditará!

De outro lado, há noivas bem ousadas e a decisão para seu casamento foi um vestido vermelho!! Sim, a noiva vai se casar com vestido vermelho. E o Buquet, como fica nessa?!

A Dica é simples: se o vestido é vermelho então ele já vai chamar a atenção suficiente, nem pense em um buquet que possa competir com o vestido, tanto em cor como em tamanho. O buquet para quem vai se casar de vermelho tem que ser pequeno, sempre! Na verdade, pode ser até maiorzinho, ou melhor, comprido! Sim, algo tipo buquet de braçada, mas “baixinho”!

Porém o melhor mesmo é não competir e usar um buquet discreto, podendo acompanhar o tom do vestido, ou fazer a inversão de cores, optando pelo branco. Se a intenção é sair do trivial vermelho-branco, recomenda-se no máximo um tom alaranjado. Mas isso, claro, também depende do tom da pele da noiva, dos cabelos e de todo um conjunto. Essas dicas simples podem ser quebradas a qualquer momento, desde que haja bom senso e bom gosto!

Separamos abaixo algumas idéias de buques com Lírios para atender o pedido da noiva Carolina e também a todas que gostam dessa linda flor.

Os lírios apresentam uma grande variedade de cores. Para quem gosta de lírios brancos, podem optar por aquele bem branquinho ou conforme as opções abaixo que na composição do buquê também ficam belíssimos com um colorido bem sutil.

Já para as noivas que querem acrescentar pimenta ao buque como é o caso da Rozy que nos pediu sugestões, selecionamos abaixo algumas idéias que poderão ajudá-las!

Estamos recebendo contatos de noivas nos pedindo idéias para buquê lilás e roxo… E como é uma cor belíssima e está totalmente em evidência, selecionamos ótimas opções para ajudá-las na decisão.

Para a noiva que nos pediu sugestões de buques com margaridas, segue abaixo algumas idéias. As margaridas são comumente usadas para complementar o buquê junto com outras flores.

É uma flor mais indicada para casamentos diurnos por sua simplicidade e tom campestre.

Alguns significados….

Anêmona – persistência e perseverança
Astromélia - amizade eterna, felicidade plena
Begônia – inocência, amor leal, timidez
Copo de Leite – felicidade, pureza
Gérbera - alegria, energia
Girassol – vida, glória
Hortência – energia e glória
Lírio – pureza, nobreza e proteção, sorte
Lisianthus – sofisticação, poder
Margarida – virgindade, inocência
Orquídea – beleza, luxúria, perfeição, pureza espiritual
Prímula – juventude
Rosa – paixão eterna, amor, romantismo
Tulipa – beleza, sensibilidade, elegância

Algumas cores…

Amarelo – harmonia e beleza
Azul - tranqüilidade, confiança
Branco – pureza
Champagne – admiração, amizade
Laranja – calor, segurança
Lilás - encanto, fascínio
Rosa – amor, ternura
Vermelho – paixão
Violeta – mistério, sensualidade

Mega Noivas

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja